Diagnóstico e tratamento de disturbios do sono


DISTÚRBIOS DO SONO: COMUNS E NEM SEMPRE SILENCIOSOS

     O ser humano passa, em média, entre um quarto e um terço da vida dormindo. No entanto, o conhecimento acerca da fisiologia e das doenças do sono só se desenvolveu significativamente nas últimas décadas. 

     Hoje em dia, os médicos estão mais habituados a pensar em distúrbios de sono quando os pacientes se queixam dos sintomas típicos deste grupo de doenças: cansaço matinal (sensação de sono não restaurador); sonolência durante o dia, em diversas situações; ronco; despertares frequentes durante a noite; apneias (paradas respiratórias curtas) durante o sono; dificuldade para adormecer.

     Além disso, outros sintomas menos típicos podem se dever, também, a distúrbios do sono: dor de cabeça matinal; esquecimentos e dificuldade de concentração; dores pelo corpo desde o acordar; desconforto nas pernas quando se deita para dormir e mesmo quando se fica sentado por muito tempo.

     Muitas pessoas sofrem dos sintomas descritos acima e podem obter melhora ao se investigar e tratar distúrbios de sono como a síndrome da apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, insônia, entre outros. Além da melhora na qualidade de vida, o tratamento de distúrbios de sono também pode levar à queda do risco de acidentes de trânsito e, no caso da síndrome da apneia do sono, à diminuição da pressão arterial e, talvez, até do risco de infarto cardíaco e isquemia cerebral.

     Enfim, diante de sintomas que possam ser causados por doenças de sono, o melhor é procurar o médico para investigar e tratar. Hoje em dia não se aceita que o manejo de noites mal dormidas se resuma a trocar de colchão ou usar medicamento ?faixa preta?. Estes últimos, aliás, estão mais ligados ao agravamento de alguns distúrbios do sono e seus sintomas, e seu uso crônico deve ser evitado.

    O principal exame para a investigação dos distúrbios do sono é a Polissonografia. Nesta o paciente passa a noite na clínica do sono, monitorado com diversos aparelhos que conseguem determinar grande parte dos distúrbios que ocorrem durante o sono. A Polissonografia pode, assim, ser muito importante para o correto diagnóstico das doenças do sono.

     O Instituto de Neurologia e Neurocirurgia disponibiliza o exame de Polissonografia desde 2003, avaliado por médico especialista em medicina do sono. A marcação dos exames é pelo telefone (54) 3311 7011.

     O atendimento de pacientes com distúrbios do sono é realizado pelo Dr. Cassiano M. Forcelini, Neurologista e Especialista em Medicina do Sono.